Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
1949 - Livraria Simões Lopes de Manuel Barreira - Editor.
Colecção do Romance Português.
Prefácio de Carlos de Passos.
Numa combinação perfeita entre o género digressivo e o estilo novelesco, num surpreendente registo coloquial, Garrett explora o drama sentimental desta novela que todos conhecemos ou devíamos conhecer.
Esta é a odisseia que Almeida Garrett fez pelas terras do seu país. Aí visitou as ruas e os cafés, as igrejas e os túmulos, ouvindo pelo caminho uma história de amor em tempos de guerra, vivida por Carlos, que luta pelos liberais, e sua prima, Joaninha, a menina dos rouxinóis. Neste impressionante relato sem igual na história da literatura portuguesa, o autor não deixa dúvida sobre os seus intentos: «protesto que de quanto vir e ouvir, de quanto eu pensar e sentir se há-de fazer crónica».
Quanto tempo permeia então uma ida de Lisboa a Santarém? Quanto tempo baste para se percorrer uma e outra vez as Viagens na Minha Terra. Publicado em volume em 1846, com este texto Almeida Garrett desenhou não só uma deambulação entre as duas cidades portuguesas, mas pelo Portugal dos homens e das ideias do século XIX.
Esta obra é recomendada nas Aprendizagens Essenciais de Português para o Ensino Secundário (11.º ano).
Ilustrado com retrato do Autor.
Capa mole, 355 páginas.
Bom estado geral, apesar de ligeiro desgaste exterior, decorrente da idade.
"Viagens na Minha Terra", por Almeida Garrett.