Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Um fim de semana tranquilo dedicado a comprar antiguidades transforma-se na memória de atrocidades coloniais que ocorreram naquela terra pacata. Um passeio ao anoitecer é interrompido por racismo casual. Um casamento amoroso é dilacerado por tensões misteriosas. E uma notável cascata de vozes fala de uma metrópole pulsante.
Neste livro, somos convidados a viver estes e outros acontecimentos através dos olhos e ouvidos de Tunde, um africano que trabalha como professor de fotografia num campus de renome em Nova Inglaterra. Ele é um leitor, um ouvinte, um viajante atraído por muitos tipos diferentes de histórias: histórias históricas e épicas; histórias de amigos, familiares e desconhecidos; histórias que se encontram em livros e filmes.
Reunidas, estas histórias compõem os seus dias. Em conjunto, estes dias compõem uma vida. E, neste caso, uma rotina de aparente tranquilidade esconde uma mente sobressaltada.
Estremecimento é uma obra surpreendente de realismo e invenção que convoca literatura, música, raça e história ao examinar a passagem do tempo - e a forma como o marcamos. É um ajuste de contas com a sobrevivência humana, mas é também um testemunho da possibilidade de alegria.
Tal como fez na sua magnífica estreia, Cidade Aberta, Teju Cole constrói uma narrativa com todos os sentidos alerta, uma obra surpreendente e profunda - um farol da literatura contemporânea.
«Um romance magistral de um dos melhores escritores da América. Se há alguém que sabe trabalhar um texto, esse alguém é Teju Cole.»
The Daily Telegraph
«Profundamente atento aos horrores do colonialismo, Cole usa a autoficção para um estudo subtil acerca de como as ideias sobre arte, valor e trauma são influenciadas pelo conhecimento histórico.»
The Guardian