Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Terá a Biologia alguma coisa a ensinar-nos acerca do destino do homem? Eis uma pergunta a que, doravante, não poderemos dar uma resposta sem que tenhamos primeiro lido este livro fundamental de Jacques Monod, Prémio Nobel de Medicina e director do Instituto Pasteur.
Na verdade, O Acaso e a Necessidade, significativamente apresentado como «um ensaio sobre a filosofia natural da biologia moderna», é uma obra envolvente, que encara a uma nova luz, de raiz biológica, o sempre renovado problema da situação do homem no universo e da sua aventura sobre a Terra. Para Monod, «a inovação que representa o aparecimento da vida no globo e a emergência de uma espécie nova — o homem — tem a sua origem em acontecimentos microscópicos devidos ao acaso». E é precisamente a partir das descobertas científicas sobre as propriedades do ADN que o ilustre investigador vai construir arrojadamente a sua tese segundo a qual a vida é apenas fruto do acaso, ao mesmo tempo que põe em questão as diversas tentativas de explicação do fenómeno humano como uma necessidade.
Livro eminentemente polémico, apaixonadamente louvado ou combatido, O Acaso e a Necessidade é uma das obras-mestras da cultura dos últimos tempos.
Tradução: Alice Sampaio
Colecção: Biblioteca Universitária
Capa Mole
172 Páginas