Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A Costa dos Murmúrios, de Lídia Jorge (1988), é um dos romances mais perturbadores e formalmente inovadores da literatura portuguesa contemporânea. A obra divide-se em duas partes radicalmente distintas: a primeira, "Os Gafanhotos", é uma novela naïve e idealizada, narrada na terceira pessoa, que acompanha Eva Lopo, jovem esposa de um oficial português, durante a guerra colonial em Moçambique; a segunda parte revisita e desmonta essa mesma narrativa através do olhar crítico e desperto da mesma Eva, anos depois.
É neste confronto entre as duas vozes a ingénua que não vê, e a lúcida que não pode esquecer que reside a força do livro. Lídia Jorge constrói uma reflexão implacável sobre a violência colonial, a cumplicidade silenciosa das mulheres dos oficiais, o encobrimento de atrocidades e a falsificação da memória. O próprio título remete para esse mar sussurrante que testemunhou o horror sem o nomear.
Obra de referência sobre a Guerra Colonial, também dita do Ultramar, distingue-se pelo seu estilo denso e poético, pela desconstrução formal e pela coragem política. Recebeu o Prémio Especial de Narrativa da Associação Portuguesa de Escritores e é hoje considerada uma das grandes obras da prosa portuguesa do século XX.
Lídia Jorge
Coleção Mil Folhas
Público
1988, 2002
Preço: 5,00EUR + portes. Pagamento por mbway, spin ou transferência bancária. Oferta válida até 31Ago2026.
O livro encontra-se todo ele em muito bom estado, com exceção da sobrecapa que se encontra ligeiramente danificada.
#lidiajorge #guerracolonial #guerradoultramar #mocambique #guerra #atrocidades #violencia #memoria #horror #premio #ape