Verão quente de 1975 - Tudo Era Permitido

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.

Verão quente de 1975 - Tudo Era Permitido
Autor(a)
Pedro Prostes da Fonseca
Editora
Guerra & Paz, 2025, 160pg
Género Literário
Autores Portugueses
Histórico
Sinopse

Abril, dia 25, ano de 1974. Portugal saía de uma longa ditadura. Um País em entusiasmo, mas muito pouco preparado para os desafios que o esperavam.
Verão Quente de 1975 - Tudo Era Permitido, de Pedro Prostes da Fonseca, faz luz sobre a forma exaltada como se viveram 1974 e 1975, os dois primeiros anos após a Revolução dos Cravos. Foi um tempo pejado de episódios alucinantes: da caça aos fascistas, fossem-no ou não, passando pelos mandados em branco que podiam ditar a prisão sem culpa formada, até ao famoso cerco à Assembleia da República.
Houve delírios: um militar de Abril ia de chaimite tomar café; o herói da revolução, Otelo Saraiva de Carvalho, quase seria linchado por uma população confusa e em histeria; alunos a sanearem professores; soldados guedelhudos a espiolhar carros à procura de armas; livre acesso ao voyeurismo sexual em cinemas que passariam exclusivamente filmes pornográficos.
Mas também foi o tempo de realizações há muito adiadas. E de bondade e de ingenuidade. Jovens juntavam esforços e viajavam para o interior do país a fim de ajudar conterrâneos seus a aprender a ler. A Revolução dos Cravos trazia esperança e uma boa dose de romantismo.
O PREC teve excessos que hoje, é fácil dizer, poderiam ter sido evitados.
Mas foi longa a noite escura que o País viveu durante mais de quatro décadas. E o despertar assim se fez.

Idioma
Português
Preço
10.00€
Estado do livro
lido 1x, bom estado
Novidade
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

maria_mcf

Tempo de resposta: 12-24 horas

Métodos de pagamento: transferência bancária, mbway