As Aventuras de Dona Redonda, 1942, 1ª edição

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.

As Aventuras de Dona Redonda, 1942, 1ª edição
Autor(a)
Virgínia De Castro e Almeida
Género Literário
Autores Portugueses
Desenvolvimento pessoal
Fantasia
Histórico
Infantil ou Juvenil
Jovem Adulto
Livros Escolares
Outro
Sinopse

236(iv) págs. 1949, 1ª edição 

 

História de Dona Redonda e da sua gente", uma obra clássica da literatura infantil e juvenil portuguesa escrita por Virgínia de Castro e Almeida e publicada originalmente em 1942. Esta obra reveste-se de grande importância histórica, sendo amplamente considerada o primeiro romance de literatura fantástica infantil em Portugal.

Contexto e Enredo

  • Cenário Histórico: A história decorre durante a Segunda Guerra Mundial, período em que Portugal manteve uma posição de neutralidade.
  • Os Protagonistas: A narrativa acompanha crianças refugiadas vindas de vários pontos da Europa (como o rapaz alemão Franz e o rapaz inglês Dick) enviadas pelos pais para a segurança do território português.
  • O Mundo Fantástico: Ao explorarem uma floresta/pinhal, os jovens entram num domínio mágico habitado por criaturas extraordinárias, incluindo dragões voadores, robôs amáveis e animais falantes.
  • A Matriarca: A personagem principal, Dona Redonda, funciona como uma figura acolhedora e protetora que, juntamente com a sua amiga Dona Maluka e a menina Zipriti, guia as crianças por aventuras repletas de imaginação e companheirismo.

Sobre a Autora

  • Pioneirismo: Virgínia de Castro e Almeida (1874–1945) foi uma escritora, tradutora e intelectual de destaque, sendo reconhecida como a primeira mulher a assinar um argumento de cinema em Portugal e a primeira a pedir o divórcio no país.
  • Propósito Pedagógico: A autora utilizava o humor e a fantasia como ferramentas pedagógicas modernas, procurando educar e transmitir valores cívicos e de resiliência aos jovens leitores de forma divertida.
  • Ilustrações: Esta edição icónica contou historicamente com as ilustrações e arranjo gráfico do reputado artista e ilustrador Tom (Thomaz de Mello).
Idioma
Português
Preço
17.50€
Estado do livro
Bom estado geral
Pequenas falhas nas extremidades da capa de Brochura
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Livraria Santo Graal

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência Bancária