Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Síntese: Cadernos Ibéricos de Cultura, Informação e Crítica (n.º 3) é uma rara publicação cultural luso-espanhola dos anos 60, dirigida em conjunto por Azevedo Martins (Portugal) e Víctor Aúz (Espanha), pensada como um espaço de encontro ibérico para cruzar ideias, artes e pensamento crítico.
Este 3.º número (edição portuguesa) – com Depósito Legal de 1965 – foi o último a ser publicado, contando com 120 páginas. Edição em brochura, reúne textos que oscilam entre ciência, estética, literatura e cinema, com um espírito de “revista-laboratório”: discutir o presente, interpretar tendências e provocar debate.
A própria linha editorial da coleção procurava “contribuir para a elaboração da síntese universal”, funcionando como fórum de confronto de ângulos de visão, em sintonia com a mesma chancela do Jornal de Letras e Artes.
No sumário, encontramos temas tão diversos como “O quarto estado da matéria”, a afirmação pública da homeopatia, e reflexões sobre arte, luz, movimento, formas e matemáticas. Na área das artes e letras, destaca-se Fernando Pernes (com textos sobre arte e crítica), a leitura do panorama português (literatura, música, pintura – incluindo Nikias Skapinakis) e um bloco dedicado a Espanha com crítica literária e cinema (filmotecas e cineclubes). O número inclui ainda conversas e perfis muito apelativos para colecionadores: Urbano Tavares Rodrigues e Manoel de Oliveira, num texto assinado por Lauro António.
Se procura uma revista cultural portuguesa diferente, com vocação ibérica e um retrato vivo das inquietações intelectuais da década de 1960, este Síntese n.º 3 é uma excelente compra – tanto para leitura como para coleção.
- Encadernação: capa mole
- Ano: s/d [1965]
- Páginas: 120
- Dimensões: 17 x 12,5 cm