O Norte e o 25 de Novembro: Pires Veloso, Jaime Neves, Lemos Ferreira, Pinho Freire (1.ª edição - livro raro)

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.

O Norte e o 25 de Novembro: Pires Veloso, Jaime Neves, Lemos Ferreira, Pinho Freire (1.ª edição - livro raro)
Autor(a)
Silva Tavares
Editora
Âncora Editora
Género Literário
Autores Portugueses
Histórico
Não ficção
Sinopse

Livro raro, com dedicatória do general Pires Veloso na falsa folha de rosto.

“Durante a recente comemoração cívica dos 25 anos do 25 de Novembro de 1975 ficou claro que esta data, ao contrário do 25 de Abril, permanece inexplicavelmente no silêncio da generalidade dos estudiosos e investigadores. E, no entanto, só o 25 de Novembro, culminando o Verão Quente de 75 conseguiu livrar o Pais de uma nova ditadura, então de sinal contrário, e repor os verdadeiros ideais democráticos do 25 de Abril.

Com estes textos pretende-se dar um contributo para a verdadeira história do 25 de Novembro. De onde ressalta uma primeira ideia, porventura a razão principal do seu silenciamento – a contenção do golpe comunista começou e desenvolveu-se em torno da Região Militar do Norte.

Por isso, este livro, fruto de vários anos de trabalho de quem viveu por dentro todos os acontecimentos, é, também, um tributo a todos os militares do Norte.” – texto retirado da badana do livro.


ÍNDICE: 

  1. PORQUÊ? 
  2. TESTEMUNHO por D. Manuel Martins (bispo resignatário de Setúbal)  
  3. O RASTILHO DO 11 DE MARÇO: O ‘terrível’ ELP; Na sombra do MDLP; Pires Veloso desvaloriza os ‘perigosos’ MDLP e ELP; Sedes do CDS saqueadas; Rebaldaria militar e prisões arbitrárias; Ambições dos majores favorecem Corvacho; Ângelo Veloso (PCP) com livre acesso ao Quartel-General.
  4. VERÃO QUENTE: Comício nas Antas: o princípio do fim; O cerco a Corvacho; Tancos: a cisão militar; RMN: a revolta dos comandantes; A desconfiança dos oficiais; Otelo já tinha lido o livro de Cunhal; Tripas à moda do Porto; Os SUV na rua; O CICAP a ferro e fogo.
  5. PIRES VELOSO - UM HOMEM DE ACÇÃO: A nomeação para o comando da RMN; 10 directivas para a normalização; Sentinelas às portas de armas dos quartéis.
  6. A CRISE CICAP-RASP: O poder de decisão de Pires Veloso; Nos limites da indisciplina; SUV: um tal aspirante Ferreira Fernandes; Seiva Trupe na caça às armas; CICAP: os planos de Pires Veloso; Operação-Relâmpago; A coragem de Sá Carneiro; SUV: o assalto ao RASP; A ocupação do RASP vista por Pires Veloso; RASP: operação planeada para ‘limpar’ a unidade; Alguém avisou Fabião...?; Fabião - Pires Veloso: diálogo de surdos...; Pires Veloso manda cancelar a ópera; 2.ª manifestação dos SUV: um aparato medonho!; Os SUV desistem!; Esquadrão da PM exige reparação pública; Como estava planeado o assalto-relâmpago ao RASP.
  7. O ESPECTRO DA GUERRA CIVIL: Atentados bombistas; Os partidos mobilizam-se; Visita oficial do primeiro-ministro Pinheiro de Azevedo ao Porto.
  8. OS DIAS DO GOLPE: No fio da navalha; Pires Veloso e Jaime Neves ‘seguram’ Pinheiro de Azevedo; Os primeiros movimentos de tropas da RMN; Furando o ‘cerco’ à espera do pior; Material de Angola: as últimas manobras; Fogo cruzado: quem comandou o quê?; Como o PPD mobilizou a população de Leria.
  9. TENTATIVA DE OCUPAÇÃO DO CIOE 
  10. SE BEM ME LEMBRO: Nota prévia; A apresentação no Quartel-General da RMN; A transferência de comando da RMN; A caminhada até ao 25 de Novembro.
  11. A RMN NO COMANDO DAS OPERAÇÕES: Apresentação no Quartel-General do brigadeiro Lemos Ferreira.
  12. O QUE VIVI E O QUE ME RECORDO: Algumas notas prévias; Dia 25 de Novembro, de manhã; Dia 25 de Novembro, à tarde e noite avançada; O final.
  13. COMPANHIA DE LEIXÕES: A ‘reserva moral’ da RMN; A tomada do CICAP; Manifestação no RASP; Comício do PPD em Viana do Castelo; Sublevação dos presos de Custóias.
  14. A ACÇÃO DA FORÇA AÉREA: Morais e Silva (então chefe do Estado-maior da Força Aérea); A situação no início de Novembro de 1975; A reunião do Conselho da Revolução com o governo de Pinheiro de Azevedo; Decisão de apoio com uma acção de força; A razão da escolha de tropas pára-quedistas para a operação; A manipulação dos pára-quedistas pelo PCP e forças de esquerda; Acções preparatórias da Força Aérea no exterior; Acções preparatórias da Força Aérea no seu interior; Comunicado do Comité de Vigilância Revolucionária da Força Aérea; Situação no regimento de forças pára-quedistas; A reacção do regimento de pára-quedistas à destruição do posto emissor da Rádio Renascença; A chegada do batalhão de pára-quedistas vindos de Angola; A continuação da manipulação dos pára-quedistas em Tancos; O 25 de Novembro; Acção da Força Aérea no dia 25 de Novembro; Acção do brigadeiro Lemos Ferreira; Ovar, o centro nevrálgico das operações da Força Aérea; Acções no dia 25 de Novembro 
  15. AS REVELAÇÕES DO CORONEL JAIME NEVES 
  16. PIRES VELOSO NA PRIMEIRA PESSOA: Reunião dos conselheiros do Exército em S. Julião da Barra; O acidente de helicóptero; Prisão do comandante da PSP do Porto; O meu encontro com Álvaro Cunhal; Jantar no Restaurante Casa Branca; Desfile do Regimento de Comandos frente ao Hospital Militar do Porto; A minha presença no Conselho da Revolução; A minha saída do Conselho da Revolução; Reacções públicas ao meu afastamento da RMN; Tentativas para acabar com a messe dos oficiais do Porto; Criação da messe dos sargentos; Criação do Museu Militar do Porto.
  17. O RELACIONAMENTO COM A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA: Tributo a um beirão ilustre chamado Ferreira da Cunha; O espírito Norte e o 25 de Novembro.
  18. COMANDO DO 25 DE NOVEMBRO - UMA SÍNTESE 
  19. GENERAL PINHO FREIRE: Homenagem póstuma.
  20. Siglas utilizadas no texto 
  21. Índice Onomástico
  • Encadernação: brochado, capa mole c/ badanas
  • Ano: 2001
  • Páginas: 206
  • Dimensões: 23 x 15 cm
Idioma
Português
Preço
19.00€
Estado do livro
Livro raro, em muito bom estado, com dedicatória do general Pires Veloso na falsa folha de rosto. Miolo limpo.
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

leonorvsousa

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: MBway ou transferência bancária.