Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O Capitalismo de François Perroux foi publicado pela Difusão Europeia do Livro, de São Paulo, em 1961, como parte da coleção “Saber Atual” (n.º 69). Trata-se da edição brasileira do original francês, com tradução de Gerson Souza.
“Assunto fundamental de nossa época é o capitalismo. O destino que lhe cabe ou o socialismo que se lhe antepõe são preocupações diárias definidoras do homem moderno: seu bem-estar, sua filosofia, sua vida definem-se sobre este dilema. Conhecer o problema é, portanto, uma necessidade que vai além da simples curiosidade intelectual.
Assim, querendo contribuir para o esclarecimento de tão importante questão, procurou o autor tratar apenas dos problemas fundamentais, colocando-os com a maior clareza possível, ao responder as seguintes perguntas:
O que é o capitalismo? Como se formou? Segundo que lei ou segundo que uniformidade? Sofreu alguma crise e de que natureza? Que futuro se abre para ele?" - Texto retirado da contracapa do livro
François Perroux (1903-1987) foi um economista francês. Lecionou no Collège de France, na Universidade de Lyon e na Universidade de Paris. Seguidor do pensamento de economistas como von Mises, Marx, Schumpeter, Antonelli e Keynes, através das suas palestras, artigos e livros, François Perroux procurou construir uma "economia de intenções científicas". Apresentado como um grande teórico da corrente heterodoxa, criou conceitos como o efeito de dominação, espaços económicos, polos de desenvolvimento, assimetrias, indústrias motrizes, criação coletiva, custos humanos, etc. que ecoam hoje em todos os campos da economia política e da gestão.
- Encadernação: capa mole c/ badanas
- Ano: 1961
- Páginas: 145
- Dimensões: 18,5 x 13,6 cm