Duas Formas de Expressão Opostas na História da Arte (livro raro)

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Duas Formas de Expressão Opostas na História da Arte (livro raro)
Autor(a)
Myron Malkiel-Jirmounsky
Editora
Seara Nova
Género Literário
Não ficção
Outro
Sinopse

Publicado em Lisboa pela Seara Nova, na coleção “Cadernos da Seara Nova” – Secção de Estudos de Arte (n.º 57), Duas Formas de Expressão Opostas na História da Arte é um pequeno ensaio (apenas 27 páginas) em 2.ª edição (1943) que condensa, com rara clareza, uma ideia-chave para quem gosta de história da arte: ao longo dos séculos, a criação artística oscila entre duas tendências fundamentais.

Por um lado, Myron Malkiel-Jirmounsky descreve a arte imitativa, que observa a natureza, privilegia a fidelidade às formas, às cores e ao espaço, e procura uma objetividade “visível” – típica de vários momentos do realismo e do classicismo. Por outro, apresenta a arte conceptual/simbólica, que simplifica, deforma ou reinventa o mundo sensível para exprimir ideias, crenças, emoções e visões interiores, aproximando-se do mito, do símbolo e da construção mental. A partir desta oposição, o autor sugere como diferentes épocas e estilos podem ser lidos como escolhas entre imitação e interpretação, entre o “olhar” e o “significar” – uma excelente porta de entrada para debates que continuam atuais (naturalismo vs. expressão, figurativo vs. abstrato, “forma” vs. “sentido”).

O autor, Myron Malkiel-Jirmounsky (1890-1974), foi um historiador de arte de origem russa com trabalho ligado a Portugal, mantendo contactos com figuras centrais da historiografia artística portuguesa.

Se procura um livro raro e curto, perfeito para leitura rápida, estudo ou para enriquecer uma biblioteca sobre estética e crítica de arte, este caderno é uma ótima escolha. O meu exemplar (capa mole) está em bom estado, com miolo limpo, sem sublinhados, apenas com o natural amarelecimento do papel – e o preço inclui envio em correio editorial nacional.

  • Encadernação: capa mole
  • Ano: 1943
  • Páginas: 27
  • Dimensões: 19,2 x 12,3 cm
Idioma
Português
Preço
11.00€
Estado do livro
Exemplar em muito boas condições, atendendo que se trata de um livro com décadas de existência. Miolo perfeitamente limpo, sem manchas, dobras, sublinhados ou anotações. Páginas algo amareladas pelo tempo.
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

leonorvsousa

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: MBway ou transferência bancária.