Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O Dicionário Crítico de Algumas Ideias e Palavras Correntes, de António José Saraiva, foi publicado em 1960 pela Publicações Europa-América. A obra foi polémica na época, chegando a ser apreendida pela censura do Estado Novo, sendo que a proibição só foi levantada em 1971.
O livro oferece uma análise crítica de 27 vocábulos ordenados alfabeticamente, como num dicionário, sobre os quais o autor desenvolve explicações e tece considerações críticas, convidando o leitor a uma reflexão rigorosa sobre o significado das palavras e das ideias.
No início do livro, na “Explicação ao leitor”, escreve-se:
“O propósito deste livro é, pois, chamar a atenção dos leitores para a necessidade, nas discussões de doutrinas, de estarem atentos ao conteúdo dos termos, de vigiarem se, nas ligações entre eles, não há ilusão, engano ou desleixo; de repararem se o assunto em discussão foi convenientemente definido; se a mesma palavra não é sub-repticiamente empregada em sentidos vários; de analisarem o bem ou mal fundado de sentenças muito repetidas que se apresentam como expressão de verdades óbvias e indiscutíveis; de se precaverem contra a prestidigitação verbal e contra todas as tentativas de subjugação pela palavra.
O Autor gostaria de contribuir para despertar entre os seus leitores, perante a palavra, uma atitude activa e responsável. Daqui vem a forma de dicionário que tomou este livrinho tão breve, maneira de fazer reflectir os leitores à volta de vocábulos ou dicções, se se quiser também de ditames. A seriação por vocábulos era a que mais convinha ao propósito.”
- Encadernação: capa mole c/ badanas
- Ano: 1960
- Páginas: 209
- Dimensões: 19 x 12,6 cm