Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A explosão, durante a guerra do Pacífico, de um navio americano que transportava gases de combate orienta as quimioterapias modernas. Uma equipa parisiense obtém, em 1947, a primeira remissão de uma leucemia aguda. Um químico californiano cria a medicina das moléculas. Um cirurgião britânico, em Campala, capital do Uganda, abre caminhos novos e fecundos à pesquisa das causas das leucemias e dos cancros. Um jovem hematólogo francês, interpretando alguns acidentes da transfusão sanguínea, descobre os grupos dos glóbulos brancos, a sua diversidade, permite as transplantações de órgãos, prevê a predisposição para as doenças, define o que é da própria natureza do indivíduo e o que não é.
Assim, num terço de século, delineou-se, desenvolveu-se e alargou-se uma das grandes aventuras da medicina moderna.
Este livro tem por objecto a descrição dessa aventura e das suas principais etapas, em que cada uma delas é um combate — o combate da medicina moderna contra as principais doenças de sangue.
O autor é director do Instituto de Pesquisas sobre as leucemias e as doenças do sangue da Universidade de Paris. Foi eleito em 1972 membro da Academia das Ciências e em 1975 da Academia Francesa.
Tradução: M. Carmo
Prefácio: Prof. Almerindo Lessa
Colecção: Estudos e Documentos
Capa Mole
205 Páginas