Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Edição Campo das Letras de 2001
Tradução de Graziela Fradinho
Personagem lendário, o subcomandante Marcos, líder do Exército Zapatista de libertação Nacional (EZLN), luta, desde 1994 pelo reconhecimento dos direitos dos indios no México. Este chefe guerrilheiro de Chiapas nunca cometeu um atentado, repudia a violência e utiliza apenas a Internet, as palavras e a sua imaginação para mobilizar a opinião internacional a favor da causa sagrada que defende.
Disfarçado com o seu célebre passa-montanha, explica neste livro as razões da sua revolta, reflecte sobre a marginalização dos pobres do Sul com a globalização económica, sonhando ao mesmo tempo com outro mundo possível. Fala da sua marcha Cidade do México, da mundialização, da Taxa Tobin, do ATTAC, de Davos, do Plano Colômbia, de Porto Alegre e das novas resistências.
Ao ouvi-lo falar, com modéstia e convicção, percebe-se por que é que todos aqueles jovens que, de Seattle ao Quebeque, se insurgem contra os malefícios da globalização fizeram de Marcos o seu “vingador mascarado”, a sua grande referência política e o seu herói mítico.