Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Livro Branco do SAAL 1974-1976
Edição SAAL de Novembro de 1976
Este Livro Branco não é apenas uma memória do SAAL. É, sobretudo, um esforço projectivo de uma experiência que está viva.
Este Livro Branco não diz, portanto, respeito apenas a um passado que se descreve com fidelidade. Pretende-se criar um ponto de apoio para o futuro imediato. A luta dos moradores pobres também passa por um SAAL à sua medida e de acordo com a sua vontade colectiva e organizada. A sua luta não parou. A sua luta continua. Daí que a memória contida neste Livro Branco não seja uma pedra tumular. É antes o alicerce de um edifício popular a construir na luta de todos os dias. Cidade a cidade, bairro a bairro, ilha a ilha, casa a casa e quarto a quarto. A luta pelo direito à habitação segundo uma perspectiva popular de combate. Contra os mecanismos de perpetuação da miséria.
A luta por casas dignas e decentes como alternativa dos moradores pobres e dos operários da construção civil.
Uma memória para os técnicos implicados. E para muitos deles algo de projectivo, também. Para estes o futuro é irremediavelmente diferente. Difícil mas imensamente melhor. O SAAL que os moradores quiseram e querem também passa pelos técnicos ao seu serviço.
Este Livro Branco decorre de uma decisão do VI Conselho Nacional do SAAL e não foram pedidos nem recebidos subsídios de instituições beneméritas ou do Estado, pelo que o custo deste Livro Branco foi suportado pela contribuição voluntária de muitos dos técnicos e trabalhadores do SAAL.