Formar professores para a escola cultural no horizonte dos anos 2000

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Formar professores para a escola cultural no horizonte dos anos 2000
Autor(a)
Manuel Ferreira Patrício (org.)
Editora
Porto Editora
Género Literário
Autores Portugueses
Não ficção
Outro
Sinopse

I PARTE — GRANDES VECTORES TEMÁTICOS - 11

CAPÍTULO I — FORMAR PROFESSORES PARA A ESCOLA CULTURAL NO HORIZONTE DOS ANOS 2000 - 13

1. PORTUGAL NO HORIZONTE DOS ANOS 2000: CONCEITO ESTRATÉGICO NACIONAL

Adriano Moreira - 15

2. A SOCIEDADE HUMANA NO HORIZONTE DOS ANOS 2000

Veiga Simão - 29

3. A CULTURA NO ÂMAGO DA ESCOLA

Filipe Rocha - 39

4. PRESSUPOSTOS E HORIZONTES DO PARADIGMA ECOLÓGICO EM EDUCAÇÃO

Adalberto Dias de Carvalho - 49

5. VISÃO PROSPECTIVA DO PROFESSOR PARA OS ANOS 2000

Manuel Ferreira Patrício - 57

 

II PARTE — CONTEXTOS - 73

CAPÍTULO II — CONTEXTO CIVILIZACIONAL - 75

6. A VIRAGEM. CENÁRIOS PARA O ANO 2000

A. U. Fialho Pinto - 77

7. CULTURA DE ESCOLA. CULTURA DE RUA. QUE IDEIA DE CULTURA?

José Pedro Matos Fernandes - 85

8. 2000 A.C. — 2000 D.C.: QUE PROFESSORES?

O. Gouveia Pereira - 89

9. VALORES EDUCATIVOS DE OCCIDENTE

Octavi Fullat i Genís - 93

10. A REFORMA DO ENSINO NO CONTEXTO EUROPEU

Rui Namorado Rosa - 117

11. ESCOLA E CULTURA. DE ANTIMONIA A PROBLEMA

José Barata-Moura - 123

 

CAPÍTULO III — CONTEXTO ESCOLAR - 133

12. A ESCOLA CULTURAL. UMA EXPERIÊNCIA E REALIDADE CONCRETA

João Horácio Parreira Cónim - 135

13. ESCOLA CULTURAL. ESCOLA INSTITUIÇÃO. INTERFACE DE MUDANÇA (?)

Maria Natália Rocha - 139

14. ESCOLA E QUALIDADE. A EMERGÊNCIA DE UM "NOVO" PARADIGMA (?)

Rogério Oliveira Pinto - 149

15. ESCOLA CULTURAL E LIVRE ESCOLHA DAS ESCOLAS: IGUALDADE E DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO

Ramiro Marques - 155

16. A APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Cândido Varela de Freitas - 163

17. APOIOS PEDAGÓGICOS: A CADA UM SEGUNDO A SUA NECESSIDADE

Ana Maria Mouraz Lopes - 171

18. CLASSES À DESCOBERTA

António de Deus Ramos Ponces de Carvalho - 183

19. DINAMIZAR ACTIVIDADES PARA ENQUADRAR CULTURALMENTE A POPULAÇÃO ESCOLAR

Margarida Paula Azevedo Gaspar - 191

20. O DESPORTO COMO ELEMENTO DE RENOVAÇÃO DA ESCOLA À LUZ DA PROBLEMÁTICA DA "INTEGRAÇÃO"

Jorge Olímpio Bento - 193

21. ACTIVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A DIMENSÃO MULTI E TRANSCULTURAL

José Tavares, Anabela Pereira, Liliana Sousa - 203

22. A ESCOLA É VIDA QUANDO AMBITA AO MIHO  

Joaquim José Marques Ramsas Pinto  

Maria Emília Lemos Vieira  

Maria de Fátima Guimarães  

Maria do Carmo Pinto Delgado - 213  

 

CAPÍTULO IV — CONTEXTO PROFISSIONAL - 219  

23. CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO  

José Bravo Nico - 221  

24. O SISTEMA FORMATIVO COMO PROJECTO  

Vitor Manuel Rodrigues Marecos - 231  

25. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA ECOLÓGICA DE DESENVOLVIMENTO  

Carlos Marques Simões  

Maria Leonor Santos  

José Alberto Gonçalves  

Helena Ralha Simões - 245  

26. O OLHAR E O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO: MENSAGEM OU MASSAGEM?  

Ana Maria Albuquerque  

Álvaro Miranda Santos - 261  

27. UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES  

Maria Leonor Castro Homem Telles - 273  

28. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA NECESSIDADE URGENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL  

Elias Blanco - 277  

29. SENSIBILISER LES ENSEIGNANTS À L’APPROCHE INTERCULTURELLE DE L’ÉDUCATION  

Pierre Delaile - 295  

30. LES ENSEIGNANTS PORTEURS D’ESPÉRANCE POUR LES JEUNES INQUIETS DE LEUR AVENIR  

P. Gilbert Caffin - 303  

31. O PROFESSOR DE FILOSOFIA E A ESCOLA CULTURAL NOS ANOS 2000  

Ana Maria Maduro da Costa e Silva - 307  

32. O MOMENTO PRESENTE DO ENSINO DA FILOSOFIA EM PORTUGAL  

José Eneg - 313  

 

CAPÍTULO IV — CONTEXTO PROFISSIONAL

33. NUEVAS TENDENCIAS EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES

Ricardo Martín Ibáñez - 319

34. FORMAR PROFESSORES PARA OS ANOS 2000: PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Ramiro Marques - 327

 

CAPÍTULO V — INTERFACES - 333

35. ESCOLA-PAIS: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?

Maria Teresa J. Sarmento Pereira - 335

36. PROJECTO "CRIA-SE": UM PROJECTO QUE SE CRIA

Fátima Pereira, Amélia Lopes, Agostinho Ribeiro - 343

37. INTERFACES PEDAGÓGICOS. PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES ANTE O "SOFTWARE" EDUCACIONAL

Luís Freches dos Santos, João Carlos Chouriço - 349

38. NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO: O PROGRAMA "PAIDEIA"

Jorge Barreto Xavier - 361

39. EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: A PERSPECTIVA DA MULTICULTURALIDADE

Maria Teresa de Ataíde Malafaia - 365

40. ACTIVIDADES EXPRESSIVAS E ELABORAÇÃO DO IMPULSO ACTIVO: FORMAÇÃO ESPECIALIZADA DE FORMANDORES

Maria Rita Mendes Leal - 369

41. OS PROFESSORES PERANTE A EDUCAÇÃO E A ESCOLA MULTICULTURAL

Elias Blanco - 377

42. ACEITAÇÃO DO ERRO E PLURALISMO CULTURAL

Manuel Alte da Veiga - 381

 

CAPÍTULO VI — CONCLUSÕES - 409

43. CONCLUSÕES DO III CONGRESSO

Membros da Comissão Científica

presentes no Congresso - 411

Idioma
Português
Preço
9.00€
Estado do livro
Em excelente estado de conservação geral. Contém alguns sublinhados a lápis que não atrapalham a leitura.
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

JLoureiroS

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência Bancária e MBWay