Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
I PARTE — GRANDES VECTORES TEMÁTICOS - 11
CAPÍTULO I — FORMAR PROFESSORES PARA A ESCOLA CULTURAL NO HORIZONTE DOS ANOS 2000 - 13
1. PORTUGAL NO HORIZONTE DOS ANOS 2000: CONCEITO ESTRATÉGICO NACIONAL
Adriano Moreira - 15
2. A SOCIEDADE HUMANA NO HORIZONTE DOS ANOS 2000
Veiga Simão - 29
3. A CULTURA NO ÂMAGO DA ESCOLA
Filipe Rocha - 39
4. PRESSUPOSTOS E HORIZONTES DO PARADIGMA ECOLÓGICO EM EDUCAÇÃO
Adalberto Dias de Carvalho - 49
5. VISÃO PROSPECTIVA DO PROFESSOR PARA OS ANOS 2000
Manuel Ferreira Patrício - 57
II PARTE — CONTEXTOS - 73
CAPÍTULO II — CONTEXTO CIVILIZACIONAL - 75
6. A VIRAGEM. CENÁRIOS PARA O ANO 2000
A. U. Fialho Pinto - 77
7. CULTURA DE ESCOLA. CULTURA DE RUA. QUE IDEIA DE CULTURA?
José Pedro Matos Fernandes - 85
8. 2000 A.C. — 2000 D.C.: QUE PROFESSORES?
O. Gouveia Pereira - 89
9. VALORES EDUCATIVOS DE OCCIDENTE
Octavi Fullat i Genís - 93
10. A REFORMA DO ENSINO NO CONTEXTO EUROPEU
Rui Namorado Rosa - 117
11. ESCOLA E CULTURA. DE ANTIMONIA A PROBLEMA
José Barata-Moura - 123
CAPÍTULO III — CONTEXTO ESCOLAR - 133
12. A ESCOLA CULTURAL. UMA EXPERIÊNCIA E REALIDADE CONCRETA
João Horácio Parreira Cónim - 135
13. ESCOLA CULTURAL. ESCOLA INSTITUIÇÃO. INTERFACE DE MUDANÇA (?)
Maria Natália Rocha - 139
14. ESCOLA E QUALIDADE. A EMERGÊNCIA DE UM "NOVO" PARADIGMA (?)
Rogério Oliveira Pinto - 149
15. ESCOLA CULTURAL E LIVRE ESCOLHA DAS ESCOLAS: IGUALDADE E DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO
Ramiro Marques - 155
16. A APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Cândido Varela de Freitas - 163
17. APOIOS PEDAGÓGICOS: A CADA UM SEGUNDO A SUA NECESSIDADE
Ana Maria Mouraz Lopes - 171
18. CLASSES À DESCOBERTA
António de Deus Ramos Ponces de Carvalho - 183
19. DINAMIZAR ACTIVIDADES PARA ENQUADRAR CULTURALMENTE A POPULAÇÃO ESCOLAR
Margarida Paula Azevedo Gaspar - 191
20. O DESPORTO COMO ELEMENTO DE RENOVAÇÃO DA ESCOLA À LUZ DA PROBLEMÁTICA DA "INTEGRAÇÃO"
Jorge Olímpio Bento - 193
21. ACTIVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A DIMENSÃO MULTI E TRANSCULTURAL
José Tavares, Anabela Pereira, Liliana Sousa - 203
22. A ESCOLA É VIDA QUANDO AMBITA AO MIHO
Joaquim José Marques Ramsas Pinto
Maria Emília Lemos Vieira
Maria de Fátima Guimarães
Maria do Carmo Pinto Delgado - 213
CAPÍTULO IV — CONTEXTO PROFISSIONAL - 219
23. CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
José Bravo Nico - 221
24. O SISTEMA FORMATIVO COMO PROJECTO
Vitor Manuel Rodrigues Marecos - 231
25. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA ECOLÓGICA DE DESENVOLVIMENTO
Carlos Marques Simões
Maria Leonor Santos
José Alberto Gonçalves
Helena Ralha Simões - 245
26. O OLHAR E O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO: MENSAGEM OU MASSAGEM?
Ana Maria Albuquerque
Álvaro Miranda Santos - 261
27. UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Maria Leonor Castro Homem Telles - 273
28. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA NECESSIDADE URGENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL
Elias Blanco - 277
29. SENSIBILISER LES ENSEIGNANTS À L’APPROCHE INTERCULTURELLE DE L’ÉDUCATION
Pierre Delaile - 295
30. LES ENSEIGNANTS PORTEURS D’ESPÉRANCE POUR LES JEUNES INQUIETS DE LEUR AVENIR
P. Gilbert Caffin - 303
31. O PROFESSOR DE FILOSOFIA E A ESCOLA CULTURAL NOS ANOS 2000
Ana Maria Maduro da Costa e Silva - 307
32. O MOMENTO PRESENTE DO ENSINO DA FILOSOFIA EM PORTUGAL
José Eneg - 313
CAPÍTULO IV — CONTEXTO PROFISSIONAL
33. NUEVAS TENDENCIAS EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES
Ricardo Martín Ibáñez - 319
34. FORMAR PROFESSORES PARA OS ANOS 2000: PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Ramiro Marques - 327
CAPÍTULO V — INTERFACES - 333
35. ESCOLA-PAIS: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?
Maria Teresa J. Sarmento Pereira - 335
36. PROJECTO "CRIA-SE": UM PROJECTO QUE SE CRIA
Fátima Pereira, Amélia Lopes, Agostinho Ribeiro - 343
37. INTERFACES PEDAGÓGICOS. PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES ANTE O "SOFTWARE" EDUCACIONAL
Luís Freches dos Santos, João Carlos Chouriço - 349
38. NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO: O PROGRAMA "PAIDEIA"
Jorge Barreto Xavier - 361
39. EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: A PERSPECTIVA DA MULTICULTURALIDADE
Maria Teresa de Ataíde Malafaia - 365
40. ACTIVIDADES EXPRESSIVAS E ELABORAÇÃO DO IMPULSO ACTIVO: FORMAÇÃO ESPECIALIZADA DE FORMANDORES
Maria Rita Mendes Leal - 369
41. OS PROFESSORES PERANTE A EDUCAÇÃO E A ESCOLA MULTICULTURAL
Elias Blanco - 377
42. ACEITAÇÃO DO ERRO E PLURALISMO CULTURAL
Manuel Alte da Veiga - 381
CAPÍTULO VI — CONCLUSÕES - 409
43. CONCLUSÕES DO III CONGRESSO
Membros da Comissão Científica
presentes no Congresso - 411