Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Uma obra-prima de uma das figuras mais importantes da Psicologia
Escrito por uma pioneira da análise da psicologia infantil, e composto por fascinantes quadros clínicos sobre a infância e a adolescência, discute as formas de adaptação através das quais os estados de sentimentos dolorosos e indesejados são mantidos à distância ou tornados mais suportáveis.
Com uma escrita fácil e envolvente, a autora retomou os conceitos básicos da teoria psicanalítica e focou os processos mentais acessíveis, em parte, ao consciente, demonstrando como o ego funciona, como reage às demandas inconscientes e como podemos entender as repercussões desse jogo de forças mentais no comportamento das crianças e suas consequências na vida adulta.
O Ego e os Mecanismos de Defesa aborda um problema específico que se prende com as formas e os meios pelos quais o ego evita o desconforto e a ansiedade e controla o comportamento impulsivo, os afetos e os impulsos inconscientes. É uma contribuição fundamental para a psicologia psicanalítica.
Este livro é fundamento indispensável para a compreensão de todo o trabalho clínico, terapêutico, teórico, de pesquisa e aplicação feito em psicanálise.
A autora filha de Sigmund Freud historia o surgimento da análise da psicologia infantil, concentrando-se também mos problemas comuns da educação, com as indagações diárias que os pais fazem e se fazem, incluindo também o material clínico aio alcance dos médicos comuns.
O último capítulo é dedicado á metodologia da psicanalise infantil. A publicação deste livro é um marco entre os estudos sobre o comportamento das crianças e sua repercussão na vida adulta.
Autor:
Anna Freud, nasceu em Viena Áustria a 3 de dezembro de 1895 e faleceu em Londres a 9 de outubro de 1982. De origem austríaca e britânica, foi a fundadora da psicanálise infantil e uma de suas principais especialistas. Também contribuiu de forma fundamental para a compreensão da forma como o ego, e a consciência, atuam para impedir a manifestação de ideias, impulsos e sentimentos dolorosos.
Filha mais nova de Sigmund Freud, Anna era muito dedicada ao pai e teve uma ligação estreita com o desenvolvimento da teoria e da prática psicanalíticas. Quando jovem, foi professora do ensino básico e a sua observação quotidiana das crianças atraiu-a para a psicologia infantil.
Titulo: O Ego e Os Mecanismos de Defesa
Autor: Anna Freud
Tradução: Álvaro Cabral
Editora: Bup - Biblioteca Universal Popular
Páginas: 188