Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Observações: 1ª Edição Ano de 1961; Exemplar Por Abrir
« Jornalista de garra e verbo camiliano »
Nasceu em Favaios, concelho de Alijó, em 20 de Novembro de 1894 e era filho de Bento Pinto Veloso e de Amélia Teixeira. Depois dos estudos primários, começou a sua vida social como « empregado do comércio, em Matosinhos », antes de “sentir” a vocação sacerdotal e de começar os estudos preparatórios no seminário do Porto no ano lectivo de 1914/1915.
Depois de ter cursado teologia “com muita distinção”, recebeu a ordenação sacerdotal a 30 de Julho de 1922.
«Logo a seguir foi-lhe confiada a direcção interina das Oficinas de S. José, as quais dotou com importantes melhoramentos. Permaneceu à frente delas durante mais de um ano, muito se empenhando na vinda dos actuais directores, os membros da Sociedade de Dom Bosco (salesianos)».
Na sua vasta obra cultural sobressaem os trabalhos seguintes: Uma vítima da seita negra (versão livre e adaptação), Força e fraqueza do Socialismo (trad.); Antes que cases (Considerações para os noivos); Esta palavra Lisboa (ensaio sobre o nome, da capital); A «loucura» dum santo; Quem são os Jesuítas?; A mensagem de Ozanam, A mensagem de Leonardo Coimbra; Antero e os seus fantasmas; Aspectos cruciais do problema de Fátima; Ainda algumas confusões e erros sobre Fátima; Deus, o Homem e o Universo (trad., na colecção «Filosofia e Religião»); Os problemas do pensamento à luz do pensamento de Deus; Naturalismo rotário e sobrenaturalismo cristão; Nas encruzilhadas do pensamento (Diálogos sobre filosofia moderna), 2 vols., 1 – Sob o signo de Descartes; II – Sob o signo de Husserl; O problema do mal; Réplica a uma diatribe (a propósito do caso de Goa); Mistificação em arte; A originalidade em arte; Responsabilidades do homem católico na hora presente ; Pasteur homem de fé ; A farsa surrealista; A desrealização surrealista. Das suas obras poéticas, onde a inspiração é fluente e espontânea, mencionar-se-ão: Portugal tão pequenino; Cinco cânticos a Santa Teresinha; Parábolas de sempre; Vitral antigo.
Mas o Padre Veloso tinha ainda outras actividades, estas mais ligadas ao seu ministério.
Observações: 1ª Edição Ano de 1961; Exemplar Por Abrir
Título: Da Poesia e Do Sonho
Autor: Agostinho Veloso, S.J.
Editora: Livraria Tavares Martins
Dimensões: 15 x 21 cm
Páginas: 187