Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
1 Edição Ano 1941
Índice:
A arte
Advertência
Introdução
O artista
O artista e a sua obra
Arte e actividade lúdica
Raízes da criação artística
Estruturação da inspiração
Da inspiração
Elaboração da obra de arte
Comunicação e técnica da obra de arte
Humanização da obra de arte
Arte e meio
Arte, cópia, imitação
Arte e dor
Universalidade da obra de arte
Três tipos de artista
Democratização da arte
Arte e moral
Aparas
Autor:
Manuel da Cruz Malpique, nasceu em Nisa, 28 de Setembro de 1902 e faleceu no Porto, 6 de Setembro de 1992. Foi um escritor português.
Manuel da Cruz Malpique, em 1918 começou a frequentar o liceu de Portalegre. Concluído o liceu, matriculou-se em Lisboa, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Obteve as duas licenciaturas em 1928.
Feita a Escola Normal Superior de Lisboa e aprovado no exame de estado, leccionou nos Liceus de Faro, Angra do Heroísmo e Luanda. Em 1948 tomou posse do lugar de professor no Liceu Alexandre Herculano, no Porto onde se manteve até se aposentar.
Escreveu numerosos livros, muitos dos quais não foram ainda publicados e encontram-se guardados na Casa Forte da Biblioteca Municipal do Porto. Ofereceu a sua biblioteca particular ao Liceu Alexandre Herculano, no qual existe uma sala com o seu nome.
Foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Nisa, aquando das comemorações do feriado municipal em Abril de 1987.
Titulo: Como Se Faz Um Artista (Ensaio de Filosofia da Arte)
Autor: Cruz Malpique
Editora: Editora Educação Nacional
Páginas: 228