Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
*Entrego em Benfica ou envio por correio.
Livro:
-Amores de Bocage na Índia, de José F. Ferreira Martins.
Edição Livraria Central, Lisboa.
1º edição, s/d.
Tem 331 páginas.
Sinopse
Romance.
(Ver índice nas fotos)
Sobre o autor e a obra:
José F. Ferreira Martins, foi um dos melhores historiadores e investigador no segundo quartel do século XX, sobre "o oriente português".
Escreveu por exemplo: "Fernão de Albuquerque ; capitão-mór de Malaca, Ceilão e Damão e Governador da Índia de 1619 a 1622 reivindicando, às horas da morte, direitos e regalias, como parente de Afonso de Albuquerque", ou "O domínio de Castela e o Império Oriental" entre outros.
Contudo, "Amores de Bocage na Índia", deu-lhe o merecido reconhecimento popular por ser um livro único no seu estilo; é de fácil leitura, ainda por cima pouco ou nada se sabe sobre o poeta sadino (nasceu em 1765 e faleceu em 1805) enquanto permaneceu na Índia!
Sabemos muito sobre Bocage em Lisboa, nasceu no seio de uma família de intelectuais aristocratas europeus, a sua infância foi sofrida porque ficou orfão de mãe ainda não tinha dez anos de idade e o pai esteve 6 anos preso no Limoeiro.
Em Abril de 1786 embarcou como oficial de marinha para a Índia, na nau “Nossa Senhora da Vida, Santo António e Madalena".
Fez escala no Brasil, onde tentou ficar, mas o rei não gostava dele, muito menos das suas rimas de baixo calão e não consentiu que ficasse! Fez depois outra breve escala em Moçambique (início de Setembro) e chegou à Índia a 28 de Outubro de 1786. Foi então colocado em Damão, mas desertou em 1789, embarcando para Macau. Acabou preso pela inquisição e a cadeia foi proveitosa para ele, visto que traduziu poetas franceses e latinos.
Depois desta aventura por o Oriente e já em Lisboa, sabemos que os seguintes dez anos foram os mais prolíficos em obras editadas!
Bocage acabou por falecer aos 40 anos vitima de aneurisma cerebral.
*EXEMPLAR EM BOM ESTADO.