Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Cem anos depois da sua morte, este é o essencial de Proust para quem o leu, para quem nunca o leu e para quem o leu há muito tempo.
«Esta leitura de Marcel Proust parte do pressuposto de que, apesar de a sua obra se debruçar sobre uma vasta gama de tópicos (aristocracia, homossexualidade, judaísmo, guerra, sadomasoquismo, tempo, etc.), não precisamos nem devemos analisar cada um deles de uma perspectiva diferente, mas antes encará-los como variações de um único tema: Marcel Proust. Assim, embora cada capítulo possa ser lido isoladamente, a leitura integral do livro (seja por que ordem for) oferece uma perspectiva ao mesmo tempo unificada e caleidoscópica da vida e obra do — é bom esclarecer isto ainda antes de passarem a porta — meu escritor favorito.
(…) Um livro que pudesse interessar a todas estas pessoas, permitindo a quem leu aprofundar a sua leitura e a quem nunca leu desejar fazê-lo e ficar com uma ideia mais ou menos clara da importância de Proust para a literatura e, mais importante, para o deciframento do enigma que é estarmos vivos.»