Este livro está na lista de favoritos de 3 utilizadores.
Se um dos objectivos de qualquer viagem é compreendermo-nos melhor a nós próprios através da interacção com outros seres humanos que estão para lá do nosso conforto social habitual, embora em território português, os açorianos tem sempre algo de novo e muito interessante que nos podem fazer reflectir sobre muitos aspectos do nosso posicionamento na vida.
Os imsulares tem uma cultura própria marcada pelo mar e pela dimensão física da própria ilha, que se reflecte na sua forma de socialização e vivência quotidiana, no seu posicionamento face à natureza e na forma como enfrentam as contrariedades desta, por vezes muito dolorosas, ou, até mesmo, quase inultrapassáveis, claramente influenciadora da sua forma de viver a própria religiosidade.
No fundo, é procurar compreender esse mundo muito particular e sui generis dos ilhéus. Na narrativa principal da viagem procuro retratar esse valores na forma que me foi possível vivenciar, e registá-los o mais fielmente possível para que as grandes virtudes desse povo maravilhoso permaneçam vivas ao longo do tempo. O mesmo faço com as histórias que vou apresentando e que pretendem compreender a forma como, através de pequenos gestos e pormenores, eles encaram alguns momentos da vida.